mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol
quarta-feira, 16 de outubro de 2002 // 00:51
Sabe quando você é pequeno e sempre acha que tem algo mais interessante pra fazer do que ler? Eu era assim... Na verdade antes de aprender a ler eu pegava os livros e ficava olhando as figuras e imaginando o que aquilo poderia significar, mas depois de ter aprendido, quando pequena, eu nunca gostei muito de ler livros, só gibis.Esse que eu li ontem eu cheguei a ler a primeira página mas larguei... O Pequeno Príncipe. Muita gente vira a cara pra esse livro, é bem controverso, mas é muito mais do que um livro pra crianças. Na verdade eu nem sei se ele realmente se encaixa nessa categoria.
Eu admito: chorei lendo esse livro... Tem tanta parte intensa, pra quem vê as coisas de um jeito... Agora no momento eu nem tenho tempo de analisar tudo, escrever como cada personagem quer mostrar uma coisa... Mas o principal é o seguinte: é um livro sobre como cada um vive no seu próprio mundinho e como somos diferentes e queremos coisas diferentes mas que no fim o que importa é fazer diferença no mundo de alguém. Nem que seja por alguns minutos ou dias de convivência, se gostarmos mesmo de alguém, alguma coisa nos fará lembrar desse alguém.
A parte final é linda, toda ela.
Se você nunca leu, esperando encontrar um livro bobo e ingênuo, ou leu quando era pequeno, leia, releia, e tire suas próprias conclusões.
"E ele sentiu-se extremamente infeliz. Sua flor lhe havia contado que ela era a única de sua espécie em todo o universo. E eis que havia cinco mil, iguaizinhas, num só jardim!
"Ela haveria de ficar bem vermelha, pensou ele, se visse isto... Começaria a tossir, fingiria morrer, para escapar ao ridículo. E eu então teria que fingir que cuidava dela; porque senão, só para me humilhar, ela era bem capaz de morrer de verdade..."
"Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o vento no trigo..."
Essas são duas passagens do livro de que gostei. Na verdade eu ia ter que escrever o livro todo pra mostrar como todo ele é profundo.
Marcadores: livros, o pequeno príncipe
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial