tough luck, she had to be a star when i'm just same old me 

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009 // 00:36


Filmes baseados em livros: parte III

A vez agora é de Stardust, filme baseado no livro de Neil Gaiman.
Nesse eu vou fazer um pouco diferente, já que, ao contrário dos outros filmes dos quais já falei, Stardust não é assim tão famoso, pode precisar de alguma apresentação.
Stardust conta a história de um rapaz chamado Tristan Thorn (no livro é Tristran, mas acharam que ia ser ruim de pronunciar, então tiraram o segundo 'r' cultura inútil), que vive num vilarejo Inglês chamado Wall. O lugar recebeu esse nome por causa do muro que separa o mundo "real" do mundo encantado de Stormhold. Lógico que ninguém em Wall realmente sabe o que existe do outro lado do muro já que não é permitida a passagem dos moradores para o outro lado. Ninguém além de Dunstan Thorn, pai de Tristan. Quando Tristan decide passar para o outro lado do muro para ir atrás de uma estrela cadente que prometera buscar para Victoria, garota mimada pela qual Tristan tem uma 'quedinha', em troca da mão dela em casamento, é que ele descobre que seu passado está ligado ao outro lado do muro.
Yvaine, por sua vez, é a estrela que cai na terra e que logo se vê perseguida por vários habitantes de Stormhold e que contará com a ajuda de Tristan para tentar voltar para casa.

Não, eu sei que o meu resumo não é exatamente promissor, mas a história é realmente boa. Como já disse, Stardust é um dos meus livros preferidos. Por isso, como já disse também, tinha pavor de ver o filme e me decepcionar. O bom foi que não me decepcionei.
Pra falar a verdade, comecei um pouco com o pé atrás. O começo do filme é diferente do do livro, e isso já me deixou mais preocupada ainda, mas à medida que o filme foi se desenrolando, fui vendo que, apesar de ter suas diferenças, o filme em si funciona bem.
Acho que o problema de livros de fantasia adaptados para o cinema está muito no fato de que o filme permite pouca ou nenhuma explicação. Dá pra colocar um narrador, como no caso de Stardust, mas há limite pras coisas que ele pode explicar, enquanto que no livro tudo faz mais sentido simplesmente porque, ao escrever, o autor tem os seus recursos para ser claro e preciso. Nos filmes, as coisas às vezes parecem sair do nada e muitas das vezes só quem leu o livro consegue acompanhar.

De qualquer forma, adorei os cenários e o figurino. Bonitos e apropriados. As personagens, por sua vez, estão muitíssimo bem caracterizadas. A Yvaine é uma personagem que eu adoro (o Neil tem, realmente, jeito pra criar personagens femininas) e gostei de ver a Claire Danes no papel. Não foi perfeito, mas chegou quase, e isso já uma grande coisa. E aquele cabelo dela? Lindo! Isso que eu nem gosto de cabelo loiro. Michelle Pfeiffer como a bruxa Lamia (não é a primeira vez que ela interpreta uma bruxa) e, principalmente, Robert De Niro como Captain Shakespeare dispensam comentários. Na maior parte das vezes eles fazem trabalhos de respeito, e aqui não foi muito diferente.
A surpresa mesmo fica por conta de Charlie Cox, que interpreta Tristan. Nunca o tinha visto em algum outro filme antes mas gostei muito da atuação dele. A transformação do Tristan do guri bobinho para o homem foi crível, coisa rara no cinema. A postura, a maneira de atuar mudaram, não só o cabelo do personagem. < crush mode on > Fora que ele ficou bastante agradável aos olhos. < /crush mode off >
Até um personagem menor como o Humphrey me surpreendeu, pois foi muito bem feito. (Aliás, pelo ator que a Stephenie Meyer tinha em mente para ser o Edward: Henry Cavill.)

Eu queria pensar em algo que não tivesse me agradado para comentar, mas não consigo pensar em nada. Além daquele mal pressentimento no começo, que não se confirmou, me vi bastante apegada e concentrada enquanto via o filme. O único outro filme baseado num livro que amo que fez eu me sentir igual foi Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que, pra mim, ainda é o melhor filme da série. Os dois não chegam a ser perfeitos como As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa, mas a diferença está no quanto gosto dos livros. Pro meu gosto, As Crônicas de Nárnia são livros somente de regulares pra bons, enquanto os outros dois que citei são maravilhosos.
Depois que minha cópia em inglês de Stardust chegar (YIKES!) e eu reler o livro, talvez eu tenha coisas a reclamar do filme, mas com o que retive da história, o filme foi muito bom.

A propósito, os ícones são de minha autoria e farão parte de um post que espero poder fazer em breve. (Uhum, eu nem terminei de selecionar as screencaps ainda, quanto mais começar a fazer os ícones certinho. Se terminar antes do carnaval, já fico feliz.)

Marcadores: , ,

0 Comentários

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Angela. Fez sua estreia no mundo no dia 2 de junho, há mais de ¼ de século. Porto Alegre/RS foi o palco. É estranha eclética. Adora futebol e torce pro Internacional. Ama livros e tem um diploma de Bacharel em Letras (o que a torna uma tradutora não-praticante). É propensa a paixonites agudas. E tem uma lista grande de adjetivos que aplicam-se a ela: Tímida. Indecisa. Curiosa. Teimosa. Paranóica. Inconstante. Prolixa.
Pois é.



sim! música; livros; futebol; passar a noite acordada; chocolate, queijo; aprender idiomas diferentes; chuva, inverno; Grã Bretanha; Harry Potter, Agatha Christie; Ewan McGregor; Lost; U2, Bon Jovi, Oasis, Matchbox Twenty, My Chemical Romance, Muse, 30 Seconds To Mars;
não! calor, verão; matemática, física, química; filme dublado; lagartixas, sapos, répteis e anfíbios em geral;

Album: Muse - The Resistance Filme: Stardust

+ clique

twitter

last.fm

Ouvindo...

site

Foi em 13 de setembro de 2002 que eu decidi ter um blog. Já teve vários nomes: My Precious, Clair de Lune, Disenchanted e, finalmente, Desiderata. A sua localização também mudou bastante: ficou hospedado no blogger.com.br até setembro de 2003, quando a Sandrinha me deu host no domínio dela, o Blue-Aqua. E quando o B-A fechou, o blog foi pro Nobody-Else, da Rissa. O N-E fechou, a Rissa me levou junto pro March22.org, onde fiquei desde o dia 11 de outubro de 2004 até meados de outubro de 2005, quando ela teve que fechar o domínio. Voltou ao blogger.com.br, onde ficou até 16 de fevereiro de 2008, quando foi para o kawaiine.org. Quando a Rissa mudou de domínio, fico uns tempos inativo e então veio para o blogger.com, onde, por quase um ano, ficou completamente esquecido, mas não totalmente fechado, até reaparecer em outubro de 2009.

Desiderata: "as coisas que se deseja", em latim.

Layout:
Resistance. Em homenagem à maravilhosa música da banda Muse, presente no álbum The Resistance.
Layouts anteriores
Créditos:
Texturas & Brushes ; .

pessoas

Flot;
Jéssica;
Rissa;
Thay;

Get Firefox!

arquivos