tough luck, she had to be a star when i'm just same old me
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009 // 00:36
Filmes baseados em livros: parte III
Nesse eu vou fazer um pouco diferente, já que, ao contrário dos outros filmes dos quais já falei, Stardust não é assim tão famoso, pode precisar de alguma apresentação.
Stardust conta a história de um rapaz chamado Tristan Thorn (no livro é Tristran, mas acharam que ia ser ruim de pronunciar, então tiraram o segundo 'r'
Yvaine, por sua vez, é a estrela que cai na terra e que logo se vê perseguida por vários habitantes de Stormhold e que contará com a ajuda de Tristan para tentar voltar para casa.

Pra falar a verdade, comecei um pouco com o pé atrás. O começo do filme é diferente do do livro, e isso já me deixou mais preocupada ainda, mas à medida que o filme foi se desenrolando, fui vendo que, apesar de ter suas diferenças, o filme em si funciona bem.
Acho que o problema de livros de fantasia adaptados para o cinema está muito no fato de que o filme permite pouca ou nenhuma explicação. Dá pra colocar um narrador, como no caso de Stardust, mas há limite pras coisas que ele pode explicar, enquanto que no livro tudo faz mais sentido simplesmente porque, ao escrever, o autor tem os seus recursos para ser claro e preciso. Nos filmes, as coisas às vezes parecem sair do nada e muitas das vezes só quem leu o livro consegue acompanhar.
De qualquer forma, adorei os cenários e o figurino. Bonitos e apropriados. As personagens, por sua vez, estão muitíssimo bem caracterizadas. A Yvaine é uma personagem que eu adoro (o Neil tem, realmente, jeito pra criar personagens femininas) e gostei de ver a Claire Danes no papel. Não foi perfeito, mas chegou quase, e isso já uma grande coisa.

Até um personagem menor como o Humphrey me surpreendeu, pois foi muito bem feito. (Aliás, pelo ator que a Stephenie Meyer tinha em mente para ser o Edward: Henry Cavill.)

Depois que minha cópia em inglês de Stardust chegar (YIKES!) e eu reler o livro, talvez eu tenha coisas a reclamar do filme, mas com o que retive da história, o filme foi muito bom.
A propósito, os ícones são de minha autoria e farão parte de um post que espero poder fazer em breve. (Uhum, eu nem terminei de selecionar as screencaps ainda, quanto mais começar a fazer os ícones certinho. Se terminar antes do carnaval, já fico feliz.)
♫
Marcadores: filmes, filmes baseados em livros, stardust
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial